Oiee ! Criei esse artigo para ajudar você que esta preparando, ou sonha em fazer um lindo ensaio fotográfico de seu filho(a).
Acredito muito no poder das histórias e minhas fotografias tem exatamente esse propósito, contar histórias, contar a sua história e a história de seu filho(a).
Espero que você aproveite ao máximo cada dica, pois você está prestes a registrar uma parte da história da sua vida e do inicio da vida do seu bem mais precioso que são os seus filhos :)
Vamos as dicas.
Estas dicas valem para qualquer tipo de Ensaio Fotográfico Infantil, independente do profissional contratado para realizar a sessão.Aliás, você já considerou fazer fotos de seu filho ou sua filha, através dos olhos de um Profissional?
Hoje, os Smartphones estão cada vez melhores e proporcionam a possibilidade de obter fotografias mais bonitas, com cores mais vivas, sem muitos ruídos, etc. E isto é ótimo para o registro do dia-a-dia dos nossos filhos, não é mesmo? Mas sempre existe aquele fase especial das crianças: o primeiro sorriso, os primeiros passos. E essas fases são, na verdade, ótimos momentos para um registro profissional, pois somente um bom profissional de fotografia pode juntar a qualidade que os equipamentos de fotografia oferecem a sua experiência de lidar com crianças de várias personalidadeo olhar único que foi adquirido ao longo de vários anos de experiência.
Bora para as dicas ? Então pega a caneta, o papel e anota aí...
1. ENCONTRE O(A) PROFISSIONAL CERTO(A)
Peça referência aos amigos que tenham filhos. Na maioria das vezes, o popular “boca-a-boca” é a melhor maneira de encontrar um(a) bom(a) fotógrafo(a) de família. (Pode confiar no que eu digo, nem todos os(as) fotógrafos(as) são iguais na sua forma de trabalhar.) Você deve escolher alguém que seja divertido e cativante, e que seja capaz de arrancar um sorriso natural do seu(a) filho(a) com facilidade.
2. RESPEITE OS HORÁRIOS DAS CRIANÇAS!
Como todo adulto tem o horário de maior produtividade, toda criança tem o seu horário de se sentir à vontade e com mais disposição para fazer as coisas.
As crianças mais novas e que acordam mais cedo, tendem a ser mais dispostas, colaborativas e sorridentes na parte da manhã, já as crianças mais velhas, que já não costumam mais acordar tão cedo, tendem a colaborar mais quando o ensaio acontece no período da tarde.
Se seu filho ou sua filha está na época da soneca, o interessante é fazer o ensaio depois deste horário. Devemos fotografar sempre no momento em que a criança está bem alimentada e descansada.
3. LEMBRE-SE QUE OS OLHOS SEGUEM A CÂMERA
Por favor, NÃO traga a sua câmera pessoal para tirar suas próprias fotos durante a sessão com o(a) profissional. É tentador tentar tirar algumas fotos com o seu telefone para postar nas redes sociais, enquanto as crianças estão incríveis em suas poses. Por favor, não faça isso. No minuto que você pegar a sua câmera ou celular, você irá distraí-los. Ao invés de olhar diretamente para o fotógrafo, eles passarão a olhar para você. Tire fotos antes, ou depois da sua sessão de fotos.
4. TIRE PELO MENOS UMA FOTO COM SEUS FILHOS
Sim, talvez você não queira aparecer nas fotos. E ninguém está dizendo para você colocar a foto em um porta-retrato na estante da sua sala de estar. Mas seja honesta consigo mesma. Quantas fotos você tem de si mesma com seus filhos?
Eu sei, por experiência própria, que esta é uma das enormes dificuldades entre as mães. Eu mesma tenho uma enorme quantidade de fotos da minha filhota, e apenas uma ou outra foto junto dela. Isso porque na maior parte do tempo estamos atrás das câmeras. Então, tire vantagem da situação! Você pode se sentir desconfortável no início, mas vai ficar muito agradecida e bastante surpresa quando olhar a foto e ver que ficou linda.
5. TENTE FICAR AFASTADA
Se você fez o seu dever de casa e conseguiu escolher o seu fotógrafo(a), você vai ser capaz de assistir quieta à sessão de fotos, sem atrapalhar ou se intrometer demais. Em outras palavras, permita que o(a) fotógrafo(a) assuma o controle da situação. Se você ficar, constantemente, pedindo que a criança sorria ou se comporte bem, você vai estar tirando a autoridade do(a) fotógrafo(a). Deixe que ele(a) faça o trabalho dele(a). Afinal, é para isso que você está pagando.
Um(a) bom(a) fotógrafo(a) sabe como controlar a situação e distrair as crianças da forma correta. Talvez ele(a) tire algumas fotos de brincadeira para depois fazer lindas outras poses, o tempo todo mantendo a calma. Uma outra coisa, eu sei o quanto é tentador, mas tente não pedir para ver as fotos na tela da câmera durante a sessão. Os(as) fotógrafos(as) costumam fazer coisas maravilhosas ao processarem suas fotos. Este tipo de “preview” é como pedir para ver uma pintura enquanto não está pronta. E ainda pode arruinar toda a “magia” no meio da sessão!